Trujillo

De La Ceiba a Trujillo são 3 horas de viagem e depois ainda teremos de regressar, porque o barco para as ilhas partem de La Ceiba. No entanto, visitar uma das primeiras capitais das Honduras, levou-nos a este desvio.
Infelizmente a viagem de autocarro, apesar de nos ter levado a "bom porto", fez-nos sentir que o motorista nunca foi um passageiro e não faz a menor ideia de como a traseira do autocarro se comporta. Só poderá ser esta a explicação, para a sua velocidade desmesurada, que por duas vezes nos acordou do sono profundo, onde o meu corpo saltou totalmente do assento, levando a que o Thiago e a rapariga ao nosso lado, batessem no sistema de refrigeração....ops…..
Meio zombies chegámos à mais bonita cidade de toda a costa Atlântica. 


Trujillo tem história e paisagem. Ao mesmo tempo o único local onde voltei a sentir-me segura de máquina ao peito :D
Foi junto a esta cidade que Lempira lutou contra os espanhóis, foi nela que se realizou a primeira missa ( no continente, em terra firme, após Cuba). 


Esta cidade serviu de porto para muitos barcos espanhóis e foi para seu suporte que a fortaleza de Omoa foi construída,

Forte de Trujillo

também aqui William Walker, o Americano que tentou ser ditador de toda a América Central fui fuzilado e enterrado. 


Tantos marcos bem presentes e assinalados. Bem, o local onde William Walker foi fuzilado, tem um marco, mas nos dias de hoje está misturado com os materiais de construção da remodelação do hospital, onde a procura de um lugar público levou a roubar algum do espaço, anteriormente ocupado pelo forte da cidade. 


A cidade na sua maioria localiza-se no cimo de um monte, graças a isso sobreviveu ao furacão Mitch, que devastou muito desta terra. Actualmente permanece como um dos portos mais importante e de onde saem toneladas de bananas para os EUA. Este negócio é tão importante que chegou a apelidar esta república de “Banana Republic” e início do século passado a banana representou mais de metade de todas as suas exportações. Neste momento um esforço incrível está a ser realizado para colocar esta cidade no mapa turístico. A praia, recolhe o lixo, levando a que um mergulho seja apelativo. O Thiago arriscou, mas eu fiquei-me por mergulhar apenas as pernas, numa tentativa de colocar alguma água salgada nas feridas que os zancudos, ou melhor os mosquitos me deixaram, em apenas 5 min em Cópan! 


Se existe motivo pelo qual não me importava de ser nativa, este seria um deles. Parece que atraio todo o tipo de voadores, até o thiago me caracteriza como o seu repelente natural. Graças a uma das feridas que estava a sangrar ligeiramente e enquanto esperava que o Thiago me encontra-se um lenço de papel, percebi a simpatia desta cidade, onde os locais colocaram conversa a tentar e a acertar na razão do meu problema. Logo, no dia que estavam perto de 40ºC, com o facto de ser mulher, agregado a comichão nas pernas  deixaram-me com um humor mais do que terrível, neste dia todos foram simpáticos, consegui ainda numa calma dizer: “Thiago se gritar ctg não ligues, hj não é um dos meus melhores dias”. Mas neste dia além da simpatia também conheci a esperteza. Visitámos um museu local, onde diversas “tralhas”, contam um pouco da história do país. 


Excelente para fotos :D e para vermos objectos que já não me lembrava que existiram. Pediram-nos 70 lempiras (quase 3€), mas a entrada dava direito a aceder às piscinas. Quando chegámos a sra disse qualquer coisa que não percebi, seguido de só ao fds. Mas quando pagámos a entrada foi-nos negado o acesso à piscina. Argumentei sobre o valor e quanto o reduziam sem visitarmos as piscinas, aí a rapariga que nos atendeu disse que poderíamos entrar. Senti a minha força de turista, mas finalmente percebi o que a sra nos tinha dito, que as piscinas apenas estão com água ao fds. 


Passeamos portanto sem poder nadar. Mesmo assim não foi mal de todo porque podemos vislumbrar esta família…


Post by Helena 

+ Fotos

A simplicidade de Trujillo

Sem comentários:

Enviar um comentário