Comayagua

Comayagua foi uma agradável surpresa. A presença de um CouchSurfer e o facto de ter sido uma das capitais das Honduras, levaram-nos a palmilhar as suas ruas, nomeadamente o centro histórico, que até ao momento, desconhecíamos como eleito a primeira maravilha das Honduras. 


Eleito em segundo lugar, o qual também tivemos o privilégio de admirar, é a catedral. 


Este belo edíficio tem duas particularidades, que o tornam diferentes de os demais: 1º tem na sua frente, no chão desenhado a sua própria sombra;


2º contém o relógio mais antigo de toda a América, estando a ser realizadas análises via Carbono14 para confirmar, senão, será mesmo, o mais antigo do mundo. Proveniente de Espanha e do tempo dos mouros,  a cada hora dá uma badalada por cada quarto de hora que passou (4) e depois indica as horas pelo número extra de badaladas.. fomos contemplados com 7, pois eram 15h.. dei um pulo na primeira pois estava concentrada na foto….


Tendo presente que o centro histórico está muito bem conservado, as casas são de uma beleza que ainda não tinha presenciado na América Central. Mesmo Granada Colonial (link) não supera a beleza arquitectónica, desta cidade.

Passeamos pelas suas ruas e nem conseguimos imaginar o perigo que algumas escondem, pois o nosso anfitrião conta-nos o episódio em que foi assaltado à arma, em plena rua, num domingo, quando passeava com 2 turistas. O objectivo: roubar-lhe a máquina digital, pequena segundo me indicou… a minha é muito mais visível certamente… E enquanto fotografava o parque central, alguém me alertou para esse facto. Fazendo um pequeno desvio na sua trajectória, um sr passou bem à minha frente e disse-me: “cuidado com a maquina, ladrones!!”. Dei uns passos para trás, pensava como é que me poderiam assaltar numa rua em que temos pelo menos 5 homens armados?!!? Ver seguranças armados à porta já é uma constante, qualquer banco tem um segurança armado e enquanto me afastava e olhava em volta, saíram de um dos bancos, 3 homens armados que vigiavam outro, que carregava um saco, imagino cheio de dinheiro, seguiram até  uma carrinha blindada…


Coloquei a minha máquina na mochila… Já em Tegucigalpa não tirei a habitual quantidade de fotos e nesta pacata cidade também não posso fotografar tudo o que quero, mas o que mais me maravilha são os pequenos momentos, aqui ou em qualquer lado, que só são possíveis quando estamos preparados :D


Seguimos depois até casa de uma outra couchsurfer, que já se encontra nas Honduras à quase 3 anos. Também ela recebia uma viajante, desta feita da Coreia do Sul…  A coreana, disse-me de imediato que também tinha estado em Portugal. “Onde?” , “no Porto, em Gamariz e na Veneza de Portugal.” A palavra do meio, após algumas tentativas, consegui descobrir como Guimarães, agora a Veneza de Portugal permaneço na ingnorância!!!!

No segundo dia seguimos um pouco mais para norte e visitámos Siguatepeque. Aqui encontrámo-nos com o Marlon (CS de Tegucigalpa) que estava em trabalho na cidade. Percorremos apenas as praças principais e almoçamos, antes de regressar a Comayagua. De Siguatepeque não vimos muito, mas ficou-me na memória a plaza de San Pablo…


Agora , acabada de chegar, de regresso, à casa do nosso anfitrião em Comayagua, vou acompanhá-lo ao ginásio. Depois de tantas saídas à noite em Tegucigalpa, faz falta um pouco de exercício…
Uma das maravilhas do CS é a possibilidade de oscilarmos em ambientes tão distintos. De comayagua recordarei além do simpatiquíssimo Rony (nosso anfitrião CS), a sua família, bem numerosa, onde a sua mãe cozinhou para nós diversas refeições deliciosas… por momentos senti que tinha saído à noite em Tegucigalpa, como fazemos a um sábado e depois tinha seguido para um almoço de família no domingo…..


Post by Helena



+Fotos

Antigo Quartel de Homens a Cavalo
Primeiro banco América Central
Vista da Catedral
Exemplo de como se tocam os sinos manualmente :D

Sem comentários:

Enviar um comentário